sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Demasiado nova para...

Olás!


Hoje fui a uma entrevista de emprego… a segunda da minha vida!

A primeira foi no verão passado para a Câmara Municipal. Mais uns daqueles concursos públicos que já têm alguém para o lugar, mas que fazem meia dúzia de otários irem perder o seu tempo com conversas da treta…

Mas sobre a entrevista de hoje, posso falar à vontade porque de certeza que não passo à 2ª eliminatória… chego ao local, e deparo-me com uma sala, onde vi claramente que era a pessoa mais nova… passado uns minutos chega mais gente e continuo a ser mais nova… entretanto, começo a falar com um senhor que lá estava (cerca de 10 anos mais velho que eu) e ao que percebi, as entrevistas estavam marcadas com 10minutos de diferença… e nisto vejo que a rapariga antes de mim demorou no máximo 3 minutos… (hummm comecei eu para os meus botões…)

Entretanto lá vou eu…. E um dos directores da nova empresa começa por se enganar e chamar-me Margarida… entre perguntas sobre aspectos do CV, há um que salta à vista e que o mesmo senhor diz que não conseguia ultrapassar: a minha idade!

Ao que parece, para o senhor, eu sou demasiado nova para encarar o mercado de trabalho…ao que parece o facto de já ter trabalhado antes (embora não directamente nesta área especifica) não quer dizer que eu queira trabalhar…. E eu estou na idade de gozar e aproveitar a vida…pois, está bem! E o que eu quero?? Se estava ali é porque realmente quero enredar no mundo do trabalho, não?! E de preferência e na loucura na minha área, posso???

Entre outras coisas, esta entrevista foi cheia de “ses” que embora compreenda o objectivo, devia de haver um pouco de cuidado… questões como “o que é que o seu namorado diz disto?” ou “e o seu namorado deixava-a ir para outro país?” tiveram uma resposta subtil ao principio, até que eu finalmente disse o que ele queria: “não tenho nenhum tipo de relacionamento e se tivesse a decisão seria minha!”…. só faltou perguntar se tencionava ter filhos no curto prazo… e estas questões irritam-me por serem inconstitucionais e basearem-se pelo principio da discriminação!!!

Mas o que parece, o meu grande problema é a idade!!! Portanto para estes senhores, deveria ter andado a passear pela faculdade, a “cortir” a vida e lá para perto dos 30 anos pensar em algo relacionado com trabalho!

Curiosamente, não sou nova de mais para conduzir, votar, ser RESPONSÁVEL PELOS MEUS ACTOS, assumir obrigações, contribuir fiscalmente, mas sou demasiado nova para o mundo do trabalho….

E porque é que tudo isto me irrita? Porque era uma empresa relacionada com vinhos… e eu nem tive oportunidade de dizer que sou uma bebedolas… perdão, grande apreciadora de vinho….

De forma infantil,

Boo

9 comentários:

  1. Enganar no nome?!! Incrível! É preciso ter lata... todos sabem que és a Boo!! Só por isso, no teu lugar, nem sequer continuaria a entrevista! LOL

    Brincadeiras à parte, nunca fui a nenhuma entrevista de emprego, mas tens toda a razão!! Por essa linha de raciocínio, não percebo porque rejeitam dar trabalho a alguém com trinta e tal anos, supostamente, pk são velhos!!

    Boa sorte na próxima entrevista... e que só precises dessa para conseguires o trabalho! :D

    ResponderEliminar
  2. Compreendo a tua frustração. Temos um timming muito reduzido para sermos considerados úteis. Depois somos muito velhos. E quando se é novo não se tem experiência. Mas como vais adquiri-la se não te dão oportunidades?

    E essa história do domínio masculino sobre as nossas opções laborais também me tira do sério.

    Melhores entrevistas virão. E esta também te vai ajudar a enfrentar as próximas. Tudo são experiências.

    ResponderEliminar
  3. Eram vinhos à base de ovo? :P

    Mas aviso já que só estranhaste essas perguntas porque era a 2ª entrevista. Deixo alguns clássicos, para ires treinando a resposta:
    - Como é que se imagina daqui a 10 anos?
    - Qual a sua maior qualidade e o seu maior defeito?
    - Estás disposta a trabalhar 12 horas por dia sem receber mais por isso? (perguntado de forma subtil)
    - Quanto é que está à espera de receber?

    Para além dessas todas que te fizeram... À 10ª entrevista, já tens tudo oleado e até adivinhas o que vem a seguir! ;) **

    ResponderEliminar
  4. Bloguótico, lol, eu sou uma catraia reservada e pouco conhecida pelo mundo...
    Eu acho que nem o mercado sabe o que quer... acho q têm tanto a escolher que se tornam demasiado caprichosos..
    obrigada pelos votos... mas parece-me que ainda vou ter muitas desilusões em entrevistas de emprego... enfim, faz tudo do processo da vida....
    um beijnho

    Brandie, essa questão também me intriga... se nunca começar nunca hei-de ter experiência... e a parte masculina irrita-me ainda mais porque esperava que o mundo empresarial já tivesse perdido esta base discriminatória...
    um beijnho e obrigada pela visita

    Sr W., não! esse tipo de vinho é de extrema qualidade... nem todos alcançam o seu sublime sabor e originalidade ;)
    as perguntas não me chocaram, chatearam porque não podem discriminar as pessoas de acordo com características da vida pessoal!
    tb me perguntaram se estava disposta a trabalhar 12h e de forma muito directa, pelos vistos é o horário de trabalho normal...
    a entrevista tornou-se de tal modo sincera que depois de tanta implicância com os meus 22 aninhos, nem eu nem eles estvamos ali com subtilezas...
    obrigada pela visita

    ResponderEliminar
  5. Parece q andamos pelos mesmos lados...fui lá na sexta!!! hehehe

    ResponderEliminar
  6. sim, pelos vistos andamos...
    andamos todos ao mesmo:)
    espero que te tenha corrido bem.

    ResponderEliminar
  7. Ah...mais uma menos uma...da td na msm...apenas por "desencargo de consciencia"...p qnd voltar p minha terra n dizer q n tentei! rsrs! bjs

    ResponderEliminar
  8. Já estive em algumas entrevistas. Sorri com o comentário do W. porque reconheci cada uma das questões. Mas isso é nas entrevistas, e no trabalho? Aqui vão algumas das que ouvi no início da vida profissional:
    - Quando pensares que é difícil lembra-te que há 300 mil pessoas para se sentarem nessa cadeira!
    - Se achas que trabalhas muitas horas podemos arranjar alguém que as faça!
    - Cumprir objectivos é a tua obrigação, o que esperamos de ti é que os ultrapasses e antes do tempo.
    - Se isto fosse fácil não era para nós, podia estar aqui qualquer idiota.
    Curiosamente, hoje, dou por mim a utilizar muitas destas expressões com quem trabalha comigo. Comecei a trabalhar logo que saí da universidade. Fiquei formatado de tal maneira que até na minha vida pessoal estabeleço metas e exerço uma auto-disciplina feroz para as cumprir.
    Boo, ninguém sabe como vai estar daqui a 10 anos nem o que diria a cara metade quando confrontada com a nossa possível partida para o estrangeiro. Os entrevistadores passam o dia a fazer as mesmas questões e a obter as mesmas respostas. Na verdade procuram a irreverência em algum candidato, mas ainda não o sabem.
    Não tenhas pressa em começar a trabalhar. Acredita, a tua juventude ainda vai jogar a teu favor durante mais uns 2 ou 3 anos.

    ResponderEliminar
  9. Goth, como já disse, este não seria o meu "primeiro" trabalho... desde os 15 anos que contra a vontade da familia comecei a trabalhar nas férias de verão... no último ano, também andei a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo (como no projecto de vRSA ou as promoções em Dezembro, não sei se já conhecias Nenhures nessa altura...).
    a verdade é que não ando propriamente em vida de estudante, afinal tenho de manter a indepência financeira, ou como a minha mãe diz" a mania das independências".... portanto, apenas queria arranjar algo mais na minha area que me desse calo para o futuro, experiência e que me fizesse crescer...
    se não for por aqui terá de ser por outro lado, mas a verdade é que parada é que não! nem isso combina com o meu (mau) feitio....
    eu sei que a minha idade pode jogar a meu favor, mas ultimamente tem sido considerada como sinónimo de inresponsabilidade....
    a ver vamos!É seguir o rumo e lutar pelos objectivos...

    ResponderEliminar