terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Natal, Natal, Natal...

Natal, Natal, Natal… haverá época mais cínica e hipócrita? Possivelmente não!


Será que alguém se lembra do verdadeiro intuito da palavra Natal? Do seu simbolismo? (não, não estou a falar do Pai Natal, nem da Coca-Cola…)…

Pois bem, chegamos a altura do ano em que fingimos ser todos amigos e que somos solidários, generosos e o grau de amizade ou de carinho é representado pelo montante de euros que tal objecto de troca representa… chegou a altura do ano em que por darmos 0.02€ para uma campanha de solidariedade já achamos que somos dignos da beatificação… em que nos lembramos dos pobres da campanha “luta contra a fome”, “dia da sopa”, etc, e absolvemos todas as nossas falhas ao longo do ano, porque num dia (em 365) tivemos disponibilidade para dar um kg de arroz!... fogo… nós somos o máximo.. até porque toda a gente sabe que os pobres ou carenciados não precisam de ajuda nos outros 364 dias… enfim….

E com isto, contra mim falo! Não foi em 2009 que mudei o mundo! Não acabei com a fome de ninguém e não salvei de nenhuma espécie…. Também sou uma eterna consumista (embora um bocado forreta) e ainda não foi este ano que apliquei como prenda generalizada: “um abraço” (que foi???não dizem que a amizade verdadeira é o mais importante?? Vá, um abraço apertado,…. Embora, depois tivesse problemas com as pessoas que não gosto… não suporto que me agarrem!)… no entanto algo mudou.. talvez provocado por magoa, ou rancor..

A Boo de outros tempos, a esta altura estaria aos saltinhos a cantarolar musicas natalícias, de volta de mil cozinhados e embrulhos…. Mil decorações e um enorme sorriso…

Bem, este ano, em 20 anos, não fui eu que fiz a arvore de Natal em Fzz… e tenho vivido esta época de forma muito calma e serena…




Na casa de Coimbra, já é Natal desde o dia 29 de Novembro. Dia em que cheguei a casa e vi que tinha sido comprada a árvore e os enfeites… depois de um dia mau, em que tudo piorou e os primeiros sinais de falhas eram dados, nada fazia mais sentido do que me alegrar, tal como uma criança sem futuro, ao enfeitar a árvore, ouvindo musicas de natal e como é claro, a fazer disparates (como andar com as bolas enormes da árvore a fazer de brincos e enrolar as lâmpadas a mim….)…. Também vamos ter o jantar de natal, a troca de presentes e eu até me vou vestir de mãe-natal (com vestido e gorro… tudo ao pormenor!), mas no fundo, usamos esta época para fazer mais um jantar, como fazemos quase todas as semanas e dedicar tempo a amizade…. E acreditem ou não, isto para mim é o mais importante!

Por Fzz, hoje foi dia de comprar últimos presentes e começar a distribuição! Lá fui eu na correria de loja em loja, passando por folhas de papel, fita-cola e laços, chegando ao momento de enfiar o gorro de mãe-natal (o vestido é demasiado arrojado para o frio que por aqui faz…) e ir de porta em porta! Foi giro. É bom estar com a família, aquecer-me nas várias lareiras e falar um pouco da vida. Mimar os miúdos, ser mimada pelos mais velhos e no fim, chegar a casa com um sorriso de sentir o calor da família…

Bem,

Despeço-me com os votos de o melhor natal (ou lá o que é esta fase) possível…. Acima de tudo, sejam Felizes!

Tudo de bom

Boo

Sem comentários:

Enviar um comentário