sexta-feira, 17 de julho de 2009

Oficialmente rainha dos tansos que não sabem copiar

olá caros leitores.. então? saudadinhas minhas?? vá confessem.. já andavam todos contentes a pensar que eu me tinha perdido de vez na localzação de nenhures...
Mas não... apenas andei ocupada com exames e é sobre isso e uma vertente que me chateia um bocado que hoje venho para aqui dissertar....
Se há coisa que me irrita um bocado, às vezes mais que outras, é aquela malta que so faz cabulas, copianços passar nos exames, muitas vezes com boas notas e ainda se gabar de "epa, consegui copiar tudo do telemóvel... ", ou "ainda bem que os Prof's não sabem que as TI83- Plus têm duas memórias, assim posso levar o que quiser..." ou ainda "foi mesmo fixe conseguirmos fazer o exame em grupo, mesmo nas barbas do professor.. somos os maiores.."....ora vamos lá ver porque é que isto me chateia! basicamente é porque não copio, e nem sei como fazer... a unica vez que me lembrei de por uma formulas num post-it (daqueles amarelos, bem discreto, não haja a menor dúvida), e te-lo no estojo quase que ia ter um ataque de coração quando passei pelo professor na sala... e quando me sentei para fazer o exame, arrumei o estojo no fundo da mala... normalmente ja tou tão stressada com o exame que não aguentaria o stress do medo de ser apanhada... mas mais do que isto, eu acho que cabular é uma tremenda falta de respeito, pelo professor, pela Instituição e também pelos colegas... se os exames fossem para ser com consulta era dito... e eu sei que há exames lixados e que no futuro nem vamos ter de saber aquilo decor, mas possa, a vida custa a todos.
no outro dia aconteceram umas coisas caricatas.. uma amiga minha, de outro curso chegou ao pé de mim super indignada... pensei eu, ingenuamente que fosse por ter chumbado.. mas não.. era porque chumbou devido aos amigos não lhe terem passado pra a calculadora toda a matéria...eu juro que estive para rir na cara dela...
E outro aspecto que tmbém me chateia é que os professores, ou vêem e não fazem nada, ou quando apanham as pessoas a copiar, aconselham a desistir para não dar origem a nenhum processo... eu não tou a dizer que devesse haver expulsos, mas acho que ao menos algum tipo de punição para servir de exemplo.. conheço o caso de na Holanda proibirem repetir o exame na epoca de recurso..
acho que é por existirem estes "facilitismos" é que as pessoas se tornam cada vez mais mal formadas e com a mania que são espertas... de cabulas a plágio, parece que tudo é permitido neste reino de ninguem....

aos meus amigos e colegas praticantes destas actividades, quero apenas referir que não é nada pessoal contra eles, mas contra este sistema que permite que aconteça.

Boo

2 comentários:

  1. Psssst, eu fiz econometria à conta do copianço, e confesso que se naõ tivesse sido assim, ainda hoje lá andava. ;)

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  2. ok.... mas andavas-t a gabar pelos corredores alto e a bom som??...só acho que é um pouco injusto pros que se esfolam a marrar e depois ainda reprovam...

    mas o que realmente interessa é que econometria e as suas malditas matrizes e testes já lá vai :D

    beijinho

    ResponderEliminar