quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

31 de Dezembro de 2009

Por entre as nuvens , vejo o céu azul… até me faz esquecer que é Dezembro. O último dia do ano. Hoje decidi fazer tudo o que me apetecer, de forma a tentar encontrar alguém de quem me perco com muita facilidade (eu)… depois de atacar os M&M de forma ruidosa, enquanto estava estatelada no sofá a ver 6 episódios de séries (a vida é injusta, American Dad, e the Simpsons), lá me concentrei por 3 minutos em frente a econometria e por fim, as memórias deste ano e das pessoas que por mim passaram começaram a falar mais alto.


Não consegui parar a lágrima que saltou disparada, revelando alguma dor que ainda não foi esquecida. Não a parei! Foi a última que caiu! Prometo!

Está a ser difícil aguentar todas as frentes de batalha e todas as tempestades que me resolvem assombrar. Não sei onde irei buscar forças… mas hoje não é dia de pensar nisso. Tenho de agradecer as pessoas que tentam puxar por mim. Vão me tornar numa gaja, ou como diz a Ritinha, estou no caminho de me tornar uma beta (e ainda não te disse que vou voltar a fazer franja…). Enfim, ta na hora de me concentrar em mim… e não estou a falar apenas do vestido, saltos, maquilhagem e todos os adereços para logo. Estou a falar de tudo. Para o ano, em primeiro eu e os que estão comigo. Os outros?? Que se virem sozinhos!

Termino com um brinde de 2009 para 2010:

A nós e aos que gostam de nós!

O resto que se F***

Boo

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Balanço de 2009

Bem, este ano foi dos mais intensos da minha vida! Disso eu tenho a certeza.


Alguns acontecimentos mais marcantes:

- tirar 15 a economia internacional (começar em gloria)

- apanhar 4 bebedeiras seguidas (n sei se chegava a curar uma de um dia para o outro)

- primeiro acidente de carro (na véspera do meu aniversario)

- dos piores aniversários de sempre (vomitar que nem uma perdida e não era devido ao álcool)

- trabalhar no ieru

- ir para VRSA sozinha, sem saber bem o caminho e conhecer um concelho que se tornou especial para mim!

- acabar a licenciatura e ter a ideia mirabolante de terminar o mestrado (não percebi que terminar a licenciatura já foi uma sorte tremenda….)

- Ferias muito más em fzz… perfeita melancolia!

-mudar de casa

- mudar de objectivos e sonhos

- ficar muito doente e a maioria das pessoas nem chegarem a saber (inclusive a minha família)

- trabalhar e estudar, tentando fazer tudo a tempo inteiro!

- ser “tia”

- conhecer novas pessoas que entraram na minha vida e marcaram-me ou ainda me marcam

- ganhar amigos espectaculares e maravilhosos (que eu ADORO)

- manter amigos fenomenais que são a família que eu escolhi

- ter algumas desilusões com pessoas em quem confiei!

- ter muitas dúvidas e uma enorme batalha comigo mesma à procura de quem realmente sou!

- fases boas, fases muito boas, fases más e fases de autêntico desespero.

- criar um blogue e assumir-me como Boo, assim, como realmente sou!

Muito mais coisas se passaram e visto assim, parece que este ano não foi nada de mais, pois bem, se calhar até nem foi… no entanto, eu sei o que passei em cada batalha, cada guerra e cada obstáculo que tive de enfrentar.

Um ano marcado por conhecer pessoas fenomenais que me fizeram (e algumas ainda fazem) muito bem. Às pessoas da minha vida, um enorme obrigada e um sorriso! Este ano também foi marcado pelo afastamento de outras que me magoavam e por desilusões com outras quantas. Aos que me tentaram prejudicar apenas digo que não foi desta que venceram a guerra. Até posso ter caído, mas levantei-me. Aos que me magoaram sem querer, provocando a desilusão, essas são aquelas que me custam mais superar. São chagas que demoram o seu tempo a sarar. No entanto resta saber se preferem acelerar o curativo ou afundar a ferida!

Um ano em que finalmente percebi que o “amor” (ou lá o que é isso) não é para todas as pessoas. Nem todos nasceram para ser amados!

Um ano em que vi, mais uma vez, que o esforço nem sempre traz o êxito! E muito do êxito que vemos nem é merecido. Basicamente um ano de persistência e de convicções!

Um ano cheio de vitórias e de derrotas. De sorrisos e de lágrimas. De festas e de momentos de solidão extrema.

Um ano em que dei tudo de mim… não me arrependo. Eu sou assim e acho que já não mudo.

Para 2010….

-Fazer algo para alcançar os sonhos.

- dar um rumo a esta vida

E acima de tudo fazer o favor de ser feliz!

É o que desejo a todos os que por aqui passam. Espero que realizem muitos sonhos, mas espero mesmo, que sejam felizes!

Até um dia, quiçá para o ano,



Boo

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Chove? Nenhuma Chuva Cai...

Continuação da melancolia, com preguiça... um belo dia passado de pijama...


"Chove? Nenhuma chuva cai...

Então onde é que eu sinto um dia
Em que ruído da chuva atrai
A minha inútil agonia ?

Onde é que chove, que eu o ouço?
Onde é que é triste, ó claro céu?
Eu quero sorrir-te, e não posso,
Ó céu azul, chamar-te meu...

E o escuro ruído da chuva
É constante em meu pensamento.
Meu ser é a invisível curva
Traçada pelo som do vento...


E eis que ante o sol e o azul do dia,
Como se a hora me estorvasse,
Eu sofro... E a luz e a sua alegria
Cai aos meus pés como um disfarce.

Ah, na minha alma sempre chove.
Há sempre escuro dentro de mim.
Se escuro, alguém dentro de mim ouve
A chuva, como a voz de um fim...
Os céus da tua face, e os derradeiros
Tons do poente segredam nas arcadas...

No claustro sequestrando a lucidez
Um espasmo apagado em ódio à ânsia
Põe dias de ilhas vistas do convés


No meu cansaço perdido entre os gelos,
E a cor do outono é um funeral de apelos
Pela estrada da minha dissonância... "



Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

...

hoje acordei com a melancolia em alta... deve ser da chuva...



enfim, eu no fundo sou uma gaja!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Deixa-me dormir!

Deixa-me dormir. Não me acordes, que eu não quero saber.


Deixa-me dormir. Não tenho forças para enfrentar este mundo. Não tenho vontade de nada a não ser de morrer.

Deixa-me dormir. Não estou preocupada se o mundo está a cair num buraco vazio. Não estou minimamente receosa com isso.

Deixa-me dormir. A minha vida não tem sentido. Não quero estar acordada a vê-la ir por um rumo que eu não escolhi.

Deixa-me dormir que a dormir posso sonhar, posso ser quem eu quiser, onde quiser. Posso esquecer esta realidade tão escura que tanto me faz recear. Não quero ver mais nada. Não quero voltar a chorar. Deixa-me dormir, porque "De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos."

Deixa-me dormir. Não tenho forças para mais. Deixa-me chegar ao fim dos meus dias a dormir que se acordar o desespero vai falar mais alto. Por favor deixa-me dormir, que eu não quero ser a pessoa forte que finjo ser. Não sou, tu sabes bem que não sou. Sabes que estou a chegar ao limite. Talvez não saibas. Talvez nem compreendas o que se passa, mas por favor deixa-me dormir.

Deixa-me dormir. Deixa que tudo se resolva por si. Esquece a minha presença, ignora tudo o que se passa comigo, como tão bem fizeste até agora, mas por favor, deixa-me dormir e ignora-me também.

Apenas te peço: deixa-me dormir!



Boo

Balanço do Natal

Boa noite, e saudações natalícias a quem por aqui passar…


Fazendo um breve Balanço do Natal, e digo balanço, porque se fosse balança era ver o ponteiro a crescer à velocidade da luz.

Ando em comemorações de natal já a algum tempo e desde já agradeço a todos. Na terça, foi o jantar de Natal da “casa nova”, em que me esmerei na ementa e até me surpreendo de como cozinho tão bem…. Este jantar, com direito a vestido de mãe natal e laçarotes a fazer de prenda, teve como marca o “nascimento” do novo membro da nossa casa, o “nosso” rebento (embora seja oficialmente meu): o Alfredo Rafael



Digam lá que não é a coisa mais fofa deste mundo. Mesmo antes do seu nascimento, (e visto que foi comprado à minha frente e eu sabia que era para mim, porque simplesmente foi-me dito), que esta reninha, acompanhada de uma mantinha, foi apelidada de Alfredo. Como este ano, foi tudo corrido a chocolates e visto que os favoritos lá de casa são os raffaellos Ferrero Rocher, acabei por fazer um segundo nome para o “recém-nascido”. Assim quando se portar mal, já sabe que vai ouvir: ALFREDO RAFAEL!!!!!!


Na quarta, mais um jantar de natal, desta vez, rodeada de bons, excelentes e maravilhosos amigos: Ádila, Nuno, Nelsito e Sérgio proporcionaram-me um jantar bem agradável e acima de tudo muito bem regado (3 garrafas de belos vinhos tintos, e mais um bocadinho de outra na entrada)… continuo a dizer, que se não fosse eu ter de trabalhar na quinta às 9h, tinha sido uma noite de loucura… fica para a próxima. (mais tarde vou mostrar a obra de arte lindíssima que a Ádila fez para mim e em homenagem à Boo. Por pura incompetência, não trouxe a máquina.)

Na quinta foi a correria para acabar as prendas dos avós e vir a correr para Fzz para o jantar de natal de família. Confesso que o meu nível de stress e mau feitio não facilitaram.. mas acreditem ou não ou até me esforcei.





Quero ainda agradecer a todos os que enviaram sms e mails a desejar feliz natal, obrigada por fazer parte da vossa lista telefónica e por terem perdido 5 segundos a fazer “enviar para todos” algo, que com um pouco de sorte foi alguém que vos enviou. Não encarem como uma critica, eu sei que alguns de vocês até desejavam que eu realmente tivesse um bom natal, mas por momentos pensei: “ eu tenho quase 300 pessoas na lista telefónica, e aí estão as pessoas importantes da minha vida, os colegas, conhecidos, pessoas do âmbito do trabalho… e não é que eu não deseje boas festas a todos, mas assim estou a tratar da mesma maneira o meu melhor amigo, como alguém que nem conheço pessoalmente e ligo para tratar alguma coisa.” Será justo? Sinónimo de amizade sincera?! Não sei! Como disse, não condeno. Apenas decidi que não ia fazer isso…. E já agora, um obrigada muito especial aos que fizeram um esforço para estar comigo, nem que seja a correr só para dar um beijinho e um abraço, aos que compreenderam as minhas correrias para estar presente num café-relâmpago, aos que ligaram, aos que mandaram e-mails e sms realmente para mim, marcadas por alguma piada privada, algum sentido… um grande obrigada às pessoas da minha vida, por existirem nela e não me deixarem cair!

Em termos de presentes, sempre recebi o telemóvel. Não foi difícil adivinhar, visto que a minha mãe ficou super preocupada quando eu disse que tinha caído uma peça do telemóvel e se ela não teve jeito para esconder as indirectas…. Mas não recebi o gatinho de 1.90m e olhos azuis… Pai Natal, assim não dá, né?! Uma pessoa faz um pedido simples e tu nada? Espero que te tenhas constipado!!!!

Ah, a minha avó continua com a tradição de dar o pai natal de chocolate aos netos e portanto este ano foi natal. Se a minha avó não desse, não seria natal!!!!

Boas festas.

Boo

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Carta ao Pai Natal...

Querido Pai Natal,


Espero que tu e as renas estejam bem de saúde. Que ninguém esteja com gripe A e que os duendes já estejam melhor da overdose de “Danoninhos” que lhes deste o ano passado para os fazeres crescer.

Desculpa não ter agradecido os presentes do ano anterior, mas sabes que foi um ano muito exaustivo.

Também estás a par que eu portei-me super bem e que fui uma excelente pessoa. Poderia descrever todos os meus actos de bondade extrema, mas não te quero maçar…

Portanto, para este ano, e visto que a minha mãe vai-me dar o telemóvel e a madrinha já deu o pijama, o meu pedido é algo simples e simbólico!....

….quero apenas um gatinho*!


*de 1.90m e olhos azuis, por favor!

Fica bem e cuidado com o excesso de velocidade e o vento, ainda te constipas! (e até era bem feito, para não teres a mania dos “trenós desportivos – descapotável”…

Até para o ano,
Boo

Natal, Natal, Natal...

Natal, Natal, Natal… haverá época mais cínica e hipócrita? Possivelmente não!


Será que alguém se lembra do verdadeiro intuito da palavra Natal? Do seu simbolismo? (não, não estou a falar do Pai Natal, nem da Coca-Cola…)…

Pois bem, chegamos a altura do ano em que fingimos ser todos amigos e que somos solidários, generosos e o grau de amizade ou de carinho é representado pelo montante de euros que tal objecto de troca representa… chegou a altura do ano em que por darmos 0.02€ para uma campanha de solidariedade já achamos que somos dignos da beatificação… em que nos lembramos dos pobres da campanha “luta contra a fome”, “dia da sopa”, etc, e absolvemos todas as nossas falhas ao longo do ano, porque num dia (em 365) tivemos disponibilidade para dar um kg de arroz!... fogo… nós somos o máximo.. até porque toda a gente sabe que os pobres ou carenciados não precisam de ajuda nos outros 364 dias… enfim….

E com isto, contra mim falo! Não foi em 2009 que mudei o mundo! Não acabei com a fome de ninguém e não salvei de nenhuma espécie…. Também sou uma eterna consumista (embora um bocado forreta) e ainda não foi este ano que apliquei como prenda generalizada: “um abraço” (que foi???não dizem que a amizade verdadeira é o mais importante?? Vá, um abraço apertado,…. Embora, depois tivesse problemas com as pessoas que não gosto… não suporto que me agarrem!)… no entanto algo mudou.. talvez provocado por magoa, ou rancor..

A Boo de outros tempos, a esta altura estaria aos saltinhos a cantarolar musicas natalícias, de volta de mil cozinhados e embrulhos…. Mil decorações e um enorme sorriso…

Bem, este ano, em 20 anos, não fui eu que fiz a arvore de Natal em Fzz… e tenho vivido esta época de forma muito calma e serena…




Na casa de Coimbra, já é Natal desde o dia 29 de Novembro. Dia em que cheguei a casa e vi que tinha sido comprada a árvore e os enfeites… depois de um dia mau, em que tudo piorou e os primeiros sinais de falhas eram dados, nada fazia mais sentido do que me alegrar, tal como uma criança sem futuro, ao enfeitar a árvore, ouvindo musicas de natal e como é claro, a fazer disparates (como andar com as bolas enormes da árvore a fazer de brincos e enrolar as lâmpadas a mim….)…. Também vamos ter o jantar de natal, a troca de presentes e eu até me vou vestir de mãe-natal (com vestido e gorro… tudo ao pormenor!), mas no fundo, usamos esta época para fazer mais um jantar, como fazemos quase todas as semanas e dedicar tempo a amizade…. E acreditem ou não, isto para mim é o mais importante!

Por Fzz, hoje foi dia de comprar últimos presentes e começar a distribuição! Lá fui eu na correria de loja em loja, passando por folhas de papel, fita-cola e laços, chegando ao momento de enfiar o gorro de mãe-natal (o vestido é demasiado arrojado para o frio que por aqui faz…) e ir de porta em porta! Foi giro. É bom estar com a família, aquecer-me nas várias lareiras e falar um pouco da vida. Mimar os miúdos, ser mimada pelos mais velhos e no fim, chegar a casa com um sorriso de sentir o calor da família…

Bem,

Despeço-me com os votos de o melhor natal (ou lá o que é esta fase) possível…. Acima de tudo, sejam Felizes!

Tudo de bom

Boo

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Bem-vinda Madalena

No dia 17 de Dezembro de 2009, por volta das 01h45m, Madalena deu um berro de vida, alertando o mundo da sua existência. Pois é, já sou tia. Acrescento, uma tia muito babada.


Mal fui informada corri para a maternidade e foi um momento único poder embalar e adormecer aquele ser tão pequenino que nem um dia de vida tinha completo.

Depois de uma das piores semanas de sempre, num dia em que só não desesperei porque já estava desesperada, foi esta pequena menina que só pelo facto de existir me roubou imensos sorrisos e apenas com algumas horas me deu uma grande lição: não vale a pena gastar energia e “beleza” com quem não merece, com os problemas burocráticos, com os problemas mesquinhos e sem valor no fim de contas. Quem está, está. Quem não está, estivesse!

Portanto, é com o coração aberto que de Nenhures desejo toda a felicidade do mundo a este rebento, que eu como “tia” vou estar sempre a apoiar (e a mimar).

A precisar de um babete,

Boo

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Desânimo

"Que mimos me confortam?
Que doce luz me acena?

Eu tenho muita pena
De ter nascido até!

Quizera antes ao pé
D'uma arvore frondosa
Ter já em cima a lousa
E descançar emfim!

Alli, nem tu de mim
De certo te lembravas,
Nem estas feras bravas
Me iriam assaltar!

Alli, teria um ar
Mais puro e respiravel,
E a paz imperturbavel
De quem, emfim, morreu!


D'alli, veria o céo
Ora sereno e puro,
Ora toldado e escuro...
Ainda assim melhor,

Que este areal de amor
Onde ando ao desamparo,
Onde a ninguem sou caro
E nem, a mim, ninguem!

Alli passára eu bem
A noite derradeira
Á sombra hospitaleira
Que mais ninguem me dá!

Tu mesma, que não ha
Quem eu mais queira e ame,
Quem a minha alma inflamme
De mais ardente amor,

Os ais da minha dôr
A ti o que te importam?
Teus olhos nem supportam
A minha vista ao pé!

Que mimos me confortam?
Que dôce luz me acena?
Eu tenho muita pena
De ter nascido até! "


João de Deus, in 'Ramo de Flores'
quando eu cair, espero ao menos que olhes para trás!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Dois dias (ainda mais) maus!

Lembram-se (caso ainda venha aqui alguém) de eu ter dito na quinta que a sexta ainda ia ser um dia pior?? Pois é.. e não é que foi mesmo??? Vejam lá as coisas que eu sei.. ai, eu devia dedicar-me a futurologia…. De qualquer modo nunca vou acabar o mestrado………….


E pronto sexta foi um dia mau! (se bem que o Chico-António fez bem a “nossa” apresentação) e hoje conseguiu ser um pouco menos mal… eu até me preocupava com isso, mas já me habituei! Já não adianta queixar…. Acho que já nem sinto. Metade do mundo anda a matar a outra metade e eu apenas fico indiferente a tudo isso. Aboli os sentimentos, os sentidos, as emoções! Assumo a postura que me é pedida. Faço a minha parte, mas a Boo em si, eu vou matando!

E é isto.

Subscrevo as músicas colocadas no último post… possivelmente a banda sonora da minha vida, fazendo agora ainda mais sentido que na quinta…

Até à próxima.

Boo

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

dia mau

hoje foi um mau dia....



é só mais um dia mau.... amanhã será pior!


é so mais uma chaga....



Boo

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

coisas soltas... (II)

Se há coisa que em mim me irrita é o facto de não conseguir ser sintética. Tenho o raio da mania de falar muito e dizer pouco, de escrever como se não houvesse amanhã e no final de contas o conteúdo é pouco ou nada… enfim… fico danada, em momentos como este, em que tenho um raio de um trabalho escrito e no entanto tenho páginas a mais! Raios partam! Tanto trabalhinho a inventar… perdão a divagar… humm, peço desculpa, a reflectir sobre a Dívida externa dos países e agora tenho uma página e meia a mais! e acham que eu lá consigo tirar alguma coisa? Para mim é tudo importante…. Oh que raio de mania a minha!!!!


A minha vida continua o caos do costume e cada vez mais perco o rumo… volta e meia tiram-me o chão debaixo dos pés…sinceramente tenho medo. Tenho medo que a próxima vez que cair, não tenha forças para me levantar…

E ainda juntando a isto tudo, esta enorme atracão pelo abismo… que vontade de abrir a janela e voar, que vontade de me deixar ir, sem pensar em nada...fechar os olhos e sentir o vento a passar por mim… que enorme vontade de me deixar cair!

A dor de cabeça voltou… vamos ver quanto aguento!

Mas nada disto interessa....
Amanhã é o último dia de fazer pãozinho…. Mais um dia com a boquinha preferida dos meninos da Worten “oh sra padeira, também faz bicos???”…. o que vale é que é tudo malta fixe, tirando a gerente!!!


Até um dia…

Boo

acapella - verdes anos quinteto belle chase

"Gamado" do Ismael.... (desculpa, foi mais forte que eu)....





Boo

domingo, 6 de dezembro de 2009

Home...

Hoje estou no espirito "HOME"






nada a dizer....


Boo


P.S: o chá de morango anda em movimentações....http://cha-de-morango.blogspot.com/2009/12/cartas-perdidas.html

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

star

Porque todos procuramos a "nossa estrela"...




Boo

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ainda sobre despertadores...

Gentilmente, o Ismael deu-me um "mimo" da Pantera Cor de Rosa (que eu adoro)...





(confesso que não sou tão bruta no acordar, mas também tenho as minhas manhas e claro, 2 despertadores....)

Obrigada,
Boo

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

se há coisa que eu odeio são....

os despertadores!!!!
quem os inventou não gostava de dormir, e muito menos de deixar os outros dormirem!!!

Odeio-os. Odeio-os. Odeio-os!



de forma muito rabugenta

Boo